Candidatos destacam eletrificação em Caruaru

 

          O município de Caruaru, estatisticamente, supera o quadro da eletrificação no Estado de Pernambuco. Segundo o Ministério da Minas e Energia, Pernambuco apresenta números diferenciados da eletrificação rural no Nordeste hoje, batendo aproximadamente nos 70%, enquanto Caruaru já superou os 90%. Diante desse quadro, a reportagem do Cooperativas Jornal ouviu os cinco candidatos que disputam a prefeitura de Caruaru.



João Lyra Neto

 Coligação - Unidade Popular de Caruaru - PT, PTB, PL, PCB, PMN, PRP

          “O meu projeto vai ser ampliar o que nós fizemos nos outros mandatos e a Cerape vai ter papel decisivo na nossa eletrificação rural, pela eficiência técnica e pelos custos operacionais. A presença da Fecoerpe em Caruaru fortalece o cooperativismo do município. Conheço e tenho um respeito muito grande pelo presidente Jurandi Araújo, ele é um homem dedicado, vocacionado e extremamente sensível aos problemas do homem do campo. 


Eduardo Guerra

 Coligação Aliança Popular Socialista - PC do B, PCB, PPS 

          “Pernambuco iniciou no governo de Miguel Arraes o crescimento diferenciado da eletrificação rural e Caruaru também é uma conseqüência disso, sei que o projeto de implantação de eletricidade em toda zona rural, em todo o município está sendo muito bem colocado, obviamente nós daremos continuidade a tudo isto, acho que muito pouco restará por fazer, se nós encontrarmos alguma propriedade ou alguma área da zona rural que esteja desassistida daremos continuidade a este projeto, agora eu acho que chegou a hora de nós começarmos a pensar um pouco em fontes alternativas de energias, Caruaru tem um bom potencial para a implantação da energia eólica e também energia solar”. 


Rivaldo Soares

Coligação Caruaru em Primeiro Lugar - PSL, PTN, PHS, PTC, PV.

          “Caruaru tem cerca de 80% da sua área rural já eletrificada, chegar a 100% seria muito importante para o próximo governante da cidade. Agora o principal é transformar essa energia em renda para o homem e a mulher do campo, é transformar essa energia em empregos, criando pólos na área agrícola com a volta da patrulha mecanizada no município. Vamos trabalhar para que nós possamos totalizar a eletrificação rural no município de Caruaru”.


Demóstenes Veras

 Coligação Um Novo Tempo - PSDB / PP

          “Na questão da eletrificação nós temos que reconhecer o que foi feito. Como futuro prefeito de Caruaru, nós vamos ter uma parceria com todos os órgãos para intensificar a eletrificação rural. Meu pai dizia:“você não tem a obrigação de prometer nada na vida, agora, se prometer você tem a obrigação de cumprir”. A nossa promessa vai ser trabalhar por Caruaru e tentar resolver com os órgãos capacitados e ligados a essa área, essa questão da eletrificação rural. É coisa muito simples, aliás, política é muito simples de se fazer, quem complica são os políticos”. 


Tony gel

 Coligação A Mudança Continua - PFL, PMDB, PSDB

          “Eu acho a eletrificação rural uma questão importante. A zona rural de Caruaru, por exemplo, é uma área privilegiada. Evidentemente que ainda falta alguma coisa a ser completada. E nós temos a Cerape como uma parceira e que executa rapidamente os serviços por um custo accessível à prefeitura. Quando era deputado federal, fiz parte da Frente do Cooperativismo, o companheiro Roberto Liberato é presidente em Pernambuco. Então veja que nós temos sensibilidade para entender e apoiar o trabalho das cooperativas. E a cooperativa de eletrificação rural de Caruaru trabalha muito bem, executa um excelente trabalho em parceria com as prefeituras. Em Caruaru especialmente”.