Fecoerpe realiza dia com arte e solidariedade em Pernambuco
- Fecoerpe
- Cooperativismo
- 19/06/2019
Representantes do cooperativismo pernambucano e personalidades do estado participaram de uma sessão artística, realizada na sede do Sescoop/PE no último sábado (18/06). A iniciativa foi da Federação das Cooperativas de Eletrificação Telefonia e Desenvolvimento Rural do Estado de Pernambuco (Fecoerpe), que realizou o seu Dia C com personalidades que nunca haviam trabalhado com artes plásticas. As telas pintadas serão leiloadas posteriormente e a renda será revertida ao Barãozinho, associação beneficente que atua no Hospital Barão de Lucena. A ação foi coordenada pela Cooperativa de Energia, Comunicação e Desenvolvimento do Litoral de Pernambuco (Cerlit), mas conta com a participação de todas as afiliadas da Federação.
O objetivo do Dia C da Fecoerpe foi proporcionar a pessoas que não têm contato direto com as artes plásticas uma experiência inusitada de imersão na pintura de telas, sob a orientação do artista Luzarcus, e ainda proporcionar uma ajuda a crianças carentes. A ideia baseou-se no projeto Aulão Artístico Beneficente, criado em 2012, que propõe a pintura de telas por autoridades e artistas não familiarizados com esse tipo de arte, de forma que a marca dessas personalidades seja evidenciada na obra. O leilão do projeto original, realizado pelo mesmo artista que conduziu o Dia C, já auxiliou diversos projetos, a exemplo do Criança Esperança, Movimento Pró-Criança e IMIP.
O evento de sábado contou com a presença do presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira, dos conselheiros do Sescoop/PE, Renato Ordonio, Anayra Maltez e Márcia Borges, além do presidente da Coosepe, Emicles Souza, do radialista, Jota Ferreira, entre outros. A abertura foi realizada por Malaquias Ancelmo, que falou sobre o movimento cooperativista e sua importância na transformação social. “Esse dia foi importante para dizermos à comunidade que podemos mudar com base na cooperação, na solidariedade”. Em seguida, o coordenador do evento, Renato Ordonio, resumiu a proposta. “Agradeço a todas as pessoas que participaram. A intenção é, posteriormente, apresentarmos esse resultado para leiloarmos não apenas uma tela e seu valor agregado, mas o resultado de uma ação voluntária”, afirmou.
Cada um dos participantes recebeu uma tela no tamanho de 40 x 60 cm, em um cavalete, pincéis de pelo diversos e várias bisnagas de tinta acrílica para expressarem a criatividade. A temática era livre, mas o artista plástico exibiu, no início do evento, algumas obras de arte abstrata para inspirar os voluntários. Uma das que adotou o estilo foi a conselheira do Sescoop/PE e presidente da Uniodonto Recife, Anayra Maltez, embora tenha iniciado o quadro com uma proposta geométrica. “Quis passar a beleza do colorido e escolhi o abstrato, pois não tenho facilidade com desenhos”, afirmou. Já o presidente da Coosepe, focou em uma temática bem definida. “Quis retratar a seca do Nordeste. Este é um tema constante e procurei mostrar um pouco da sobrevivência do nordestino, que conseguiu se adaptar bem à seca, diferente de outros povos, que estão vivenciando isso recentemente”, frisou.
Para alguns dos presentes, era a primeira vez que tinham contato com tela e pincéis. Um deles foi o radialista Jota Ferreira. “Foi mais fácil do que eu estava pensando. O artista traçou as linhas e eu fiz a pintura”, afirmou. Jota escolheu a temática da cooperação para o seu quadro. “Sem cooperação, ninguém consegue realizar nada na vida. Ninguém é autônomo o suficiente para dizer que fez algo completamente sozinho. Cooperar é preciso. Por isso, ilustrei a questão com duas mãos representando a ajuda mútua”, afirmou.
Para o artista Luzarcus, responsável pela condução do evento, a proposta atingiu o objetivo. “A participação foi muito legal. Pudemos propiciar o verdadeiro caráter desse trabalho, que é a busca por dias melhores para crianças e para as pessoas em geral. Fazemos esse trabalho em prol de uma sociedade mais justa e equânime, buscando levar mais alegria para quem não tem e é pouco assistido”, concluiu. Ao todo, foram pintadas 12 telas, que serão leiloadas em evento do cooperativismo pernambucano, previsto para o segundo semestre do ano.