
Investimento em energia renovável é incentivado em AGO da Fecoerpe
- Fecoerpe
- Energia Solar
- 19/06/2019
A Federação das Cooperativas de Eletrificação Telefonia e Desenvolvimento Rural do Estado de Pernambuco (Fecoerpe) reuniu as 12 cooperativas parceiras da instituição para mais a Assembleia Geral Ordinária (AGO), que aconteceu na última terça-feira (28), na sala de reuniões da Cerlit, no bairro da Iputinga. No encontro, foram colocados para aprovação e debate o balacente de todo ano de 2016 e pontos que irão pautar os trabalhos no decorrer do ano.
A primeira ação da Assembleia foi prestar uma homenagem ao ex-secretário executivo da Cerlit, Geraldo Barreto, que faleceu na última semana, de causas naturais. “Barretinho dedicou 50 anos de sua vida ao cooperativismo. Ele foi um dos fundadores da Cerlit. Com uma maneira muito simples de ser e agir, ele sempre encantou por onde passava, evidenciando sabedoria pura. Muitos dos ensinamentos deles serão lembrados na cooperativa por muitos anos”, contou o gerente da Cerlit, Renato Ordonio, antes do minuto de silêncio dedicado a Geraldo.
O presidente da Fecoperpe, Jurandi Araújo da Silva, após ler a ata de convocação da Assembleia, propôs a primeira pauta do dia, em relação a movimentação administrativa e financeira da Federação. De acordo com ele, a instituição está em situação de estabilidade e com saldo positivo. Sobre as sobas, o dirigente colocou em votação a destinação do que seria realizado com elas, em torno de R$145 mil. De forma unanime, a escolha da Assembleia foi do valor seguir direto para a reserva legal.
Também na Assembleia foram votados os novos Conselheiros Fiscais. Ao todo, cinco pessoas foram eleitas diretamente para as vagas de suplente e titular. Foram eles: José Nicédio, Edson Gondim, Masakatsu Morimura, José da Silva Reis e Lindeberto Ferreira.
Ao fim da votação, foi a vez do representante do diretor executivo da Cooperativa de Energia Comunicação e Desenvolvimento do Alto Pajeú (Ceralpa), Eraldo Feijó, contar a toda Assembleia da experiência adquirida depois de um evento na cidade de Paragominas, no estado do Pará, onde cooperativas do ramo infraestrutura se reuniram para debater o futuro das energias renováveis. Lá, uma comitiva pernambucana visitou a primeira cooperativa a trabalhar somente com energia renovável.
“Não podemos parar no tempo. A energia renovável não é algo para os próximos anos, já é uma necessidade. E existe um mercado pronto para trabalhar com ela. Nessa necessidade que as cooperativas de eletrificação de Pernambuco têm de se pautar. Devemos pesquisar e ficar atentos aos empreendimentos que estão chegando no nosso estado, com o intuito de formar parcerias. Temos o conhecimento da região, com um ambiente propício para entrar nessa nova demanda”, comentou o diretor executivo.